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7 passos para garantir uma boa gestão de estoque

A gestão de estoques é responsável pelo controle de recursos materiais que podem gerar receitas para a empresa no futuro. Porém, muitos se enganam ao pensar que a gestão de estoques envolve apenas o armazenamento de matérias primas e de produtos.

Dessa forma, pode surgir a dúvida: “O que está envolvido na gestão de estoques e porque devo realizar esse controle na minha empresa?

A gestão de estoques, quando bem desenvolvida, é responsável por:

  • Atender a demanda de forma constante e integral, satisfazendo os clientes sem perder oportunidades de vendas;
  • Dar continuidade às operações, não sendo necessário realizar pausas durante a produção por falta de matérias primas, e sendo possível prevenir a falta de produtos nos pontos de vendas ou mesmo a avaria de produtos por falta de planejamento e de controle;
  • Gerar economia na empresa, pois um sistema de gerenciamento de estoques bem administrado permite que a organização possa cortar custos.

Além disso, você já parou pra pensar que, se as vendas da empresa são contabilizadas, analisadas e previstas, torna-se possível planejar a quantidade correta de insumos que será comprada com fornecedores, com antecedência e com descontos?

Comprar de forma antecipada gera a possibilidade de criar relacionamentos estratégicos com os fornecedores e de aumentar o poder de barganha dos gestores, aumentando a possibilidade de se realizar negociações para o ganho de descontos nas compras.

“A gestão de estoques trata-se de uma das áreas críticas do varejo e sua gestão pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo de uma empresa”.

Assim sendo, para saber como gerar bons resultados e para alcançar lucros por meio de boas práticas, listei aqui abaixo 8 passos para um bom gerenciamento de estoques:

1. Categorizar todos os produtos da empresa por meio de padrões e códigos

Dessa forma, é possível desenvolver o inventário de estoque da organização e a contabilização dele. É interessante identificar os produtos de acordo com suas finalidades ou de acordo com outras características importantes, facilitando a gestão de informação interna. Vale ressaltar que é de extrema importância que os dados de entradas e de saídas da empresa estejam atualizados e alimentados em um sistema ou em uma planilha. Só assim, será possível realizar o inventário da organização.

2. Realizar a análise e o estudo dos produtos da empresa

Com o inventário desenvolvido, torna-se praticável verificar quais dos produtos da empresa são viáveis para se continuar investindo. Para isso, uma das técnicas utilizadas pode ser a Curva ABC, a qual “é uma ferramenta gerencial que auxilia a identificação dos itens que necessitam de uma “atenção” especial do gestor, seja por algum tipo de deficiência, seja por lucro, venda ou produtividade, com parâmetros que fogem dos fatores costumeiros, permitindo o tratamento adequado quanto à sua importância relativa.” A ferramenta, se utilizada da forma padrão, mostra quais dos 20% dos produtos da organização geram 80% do seu faturamento. Para evitar cair na subjetividade no momento das análises, pode-se utilizar 3 parâmetros para realizá-la, os quais são:

  • O parâmetro de giro de estoque;
  • De lucratividade;
  • E da representatividade frente ao faturamento.

3. Realizar o desenvolvimento de indicadores para desenvolver planejamentos

Alguns indicadores são bastante utilizados para que o controle do estoque ocorra de forma efetiva. Com eles e por meio da análise dos dados, torna-se possível desenvolver o planejamento de compras da empresa e a previsão de demanda dela. Alguns desses indicadores são:

Número de produtos (Contagem do estoque por meio do inventário);
Cobertura de estoque (Tempo que o estoque consegue, em média, manter o negócio abastecido);

Nº de produtos / média de vendas

Média de vendas = Total de vendas / Número de dias
Giro de estoque (Identifica a rotatividade de mercadorias do negócio da empresa. O indicador mostra quantas peças do estoque foram vendidas e quantas vezes elas foram repostas durante um determinado período de tempo);

Nº total de vendas / média de estoque

Tempo de reposição (É levado em consideração o tempo total para que o produto chegue até a empresa e possa ser vendido)

Tempo para o produto ser entregue pelo fornecedor + tempo para entrar no estoque da empresa e ser cadastrado;

Ponto de pedido (Identifica quando é necessário realizar um novo pedido ao fornecedor de modo a impedir o desabastecimento)
Consumo médio x Tempo de reposição x Estoque de segurança

4. Planejamentos de compra e de previsão de demanda

Com os dados categorizados e analisados, além dos indicadores desenvolvidos, passa a ser realizável o planejamento de compras da organização, favorecendo uma margem de segurança e garantindo uma quantidade que não acumule muito dinheiro parado (estoque parado), mas que também não falte produto e prejudique os clientes e as vendas. Além disso, é de extrema importância que se utilize dos dados e dos indicadores também para prever a demanda da organização com base no histórico de vendas.

5. Controlar constantemente o inventário

É de extrema relevância que a organização tenha como rotina controlar e checar o inventário, para que desperdícios sejam evitados e para que problemas sejam encontrados e solucionados mais rapidamente;

6. Garantir a qualidade do local de armazenamento

O local de armazenamento deve ser capaz de manter o estoque em boas condições, garantindo o acondicionamento de cada tipo de produto, favorecendo o fluxo de mercadorias e, ao mesmo tempo, permitindo um fluxo contínuo que facilite as condições de trabalho. Vale ressaltar que materiais desperdiçados geram perdas de oportunidades e receitas.

7. Utilizar estrategicamente os layouts do local de estoque e do ponto de vendas

Na área onde fica o estoque, o layout deve garantir visualmente que os colaboradores encontrem de maneira fácil os produtos procurados e que seja possível verificar quais lotes de mercadoria precisam ser repostos. Além disso, quanto aos pontos de vendas, é interessante que o layout seja disposto de forma a visar a compra do potencial cliente. Caso haja produtos que necessitem ser vendidos com maior prioridade, eles devem ser posicionados mais à vista dos consumidores.

Ficou alguma dúvida ou quer conhecer melhor o serviço de Gestão de Estoques? Entre em contato com nosso time! Será um prazer demonstrar um pouco do nosso conhecimento.

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