O ano é 2019 e ninguém imagina o cenário que a humanidade enfrentaria no ano seguinte.
Ninguém imaginava que um vírus letal iria instalar-se em território global, fazendo com que toda a dinâmica social mudasse no mundo inteiro.
O texto acima, que parece a sinopse de um filme distópico, retrata exatamente o que estamos vivendo em 2020. A pandemia do COVID-19 mudou completamente a forma como nos relacionamos em sociedade.
O distanciamento social está em voga e em meio a isso, uma economia em crise necessita de novas estratégias para que as empresas se adaptem a essa situação.
Surge a urgência de adesão ao cenário virtual e a entregas remotas de valor. O delivery agora não é um diferencial, mas um meio de sobrevivência.
É certo que essa não é uma novidade. O “delivery service” surgiu lá atrás, durante a segunda guerra mundial, popularizando-se no Brasil durante a década de 90, e, ano a ano vinha tendo um enorme crescimento no número de empresas adeptas.
Mas, como qualquer crise provoca mudanças aceleradas, o Coronavírus pegou de surpresa os gestores que ainda não possuíam esse tipo de serviço em seu portifólio, obrigando empresas que funcionavam há anos de maneira presencial a se adaptarem ao remoto.
Diante da urgência em sua implementação, separei 6 passos para ajudar você a implementar o delivery na sua empresa. Vamos juntos?
Como qualquer mudança, para garantir sua eficácia é preciso analisar a viabilidade de implementação na sua empresa.
Primeiramente, você precisa verificar se os custos para começar a trabalhar com delivery se encaixam no caixa atual de sua empresa, porque é certo que a adesão ao serviço trará alguns gastos à sua organização. Também é importante checar a necessidade do seu público alvo por esse serviço.
Para isso, uma pesquisa de mercado com seus principais clientes pode funcionar. É preciso validar se os usuários precisam do delivery para continuar a comprar em sua loja e se estão dispostos a isso.
“Mas você não disse que o delivery agora era um meio de sobrevivência?”. Sim, mas não é o único! Uma outra opção para esse período é o esquema de takeaway, por exemplo, onde o usuário faz o pedido via telefone ou plataforma digital e retira na loja. Essa é uma opção mais barata e que pode se adequar melhor com as necessidades da sua persona.
Feita a validação do caixa e da ideia com o público, você precisa optar por utilizar de uma empresa terceirizada para sua entrega, ou de frota própria para a realização do serviço de delivery.
As duas opções possuem vantagens e desvantagens, mas é comum ouvir de pessoas especializadas no assunto que entregas para áreas muito dispersas são mais eficientes com o uso de serviço terceirizado, pois essas empresas já possuem mecanismos eficazes para definição de rotas, diminuindo o tempo de espera dos consumidores.
Quando há restrição de áreas pode-se pensar em frota própria pois é facilitada a definição dos percursos e a garantia do tempo de entrega.
Agilidade é a chave do sucesso de um bom serviço de delivery, e a garantia de satisfação do cliente.
Por isso, você precisa ter muito cuidado com a roteirização das entregas, a fim de diminuir o lead time para os consumidores.
Por isso defina um processo de roteirização, de modo que análises sejam feitas antes do entregador sair para o delivery.
Variáveis como tempo ordenamento dos pedidos e principalmente como distância do destino precisam ser levadas em consideração.
É certo que esse é um processo bastante crítico, e caso queira garantir sua eficiência e diminuir o tempo de análise, a contratação de um software de roteirização é uma opção bastante interessante.
Esse tipo de sistema já emite de forma automática as rotas que devem ser seguidas pelos entregadores, a fim de tornar o processo de entrega mais eficiente
Assim como a agilidade, é importante garantir que o seu produto seja entregue ao cliente com a mesma qualidade com que foi expedido da sua loja.
E isso não vale apenas para empresas do ramo da alimentação, mas para qualquer delivery de produtos.
Desse modo, é importante que você defina o modelo de embalagem que mais se adeque ao produto que está sendo transportado.
Tenha sempre em mente a sua integridade, de moda que não quebre, se desmonte ou estrague durante o percurso.
Se o delivery é algo novo para a sua marca, certamente os seus clientes não saberão que a sua empresa está oferecendo esse serviço.
Por isso, é importante que invista em propaganda dado o lançamento do delivery, veiculando-a nos meios mais consumidos pelo seu público alvo.
Tenha em mente que você precisa passar confiança e a garantia de que o produto chegará de forma ágil, segura e com qualidade.
Quando o assunto é agilidade, ter um bom cadastro de clientes facilita bastante o atendimento de suas demandas.
Por isso, tenha em mãos uma boa ferramenta de cadastro de clientes sempre que um pedido seja feito, com o objetivo de adicionar todas as informações necessárias para a entrega e reter dados como itens pedidos, valor médio gasto, contatos e endereço.
Isso servirá tanto para facilitar os próximos pedidos de clientes cadastrados previamente como para que você tenha acesso a informações preciosas de seus consumidores, possibilitando o envio de promoções personalizadas e um contato pessoal com cada um deles.
Essa ferramenta pode ser construída pela sua própria empresa, fazendo uso de uma planilha em excel por exemplo, como pode ser contratada em alguma empresa especializada na área.
Algumas exigências de serviços de delivery podem passar despercebidas na correria pela implementação, mas é indispensável se atentar a elas a fim de evitar problemas futuros.
O Código de Defesa do Consumidor prevê o direito à devolução de itens comprados de forma online em até sete dias (direito de arrependimento).
Nesse aspecto, caso sua empresa se enquadre nas descrições desse artigo, a marca deverá se responsabilizar pela logística reversa e não poderá cobrar o frete do cliente.
Outro ponto importante é que todo produto deve ser vendido acompanhado de nota fiscal, o que vale também para vendas online.
Por fim, é importante ter provas de que o cliente recebeu seu produto, seja com assinatura na entrega, ou até mesmo com uma foto.
É muito importante manter a comunicação com seus clientes e os fazerem sentir ouvidos.
Com o delivery, os clientes perdem o contato pessoal com as empresas, o que impossibilitam de fazerem reclamações e sugestões de melhoria.
Isso resulta em comentários indigestos em diversas plataformas online, fazendo com que propaganda negativa seja entregue a possíveis leads do seu negócio.
Por isso, entre sempre em contato com eles, perguntando como foi a experiencia e pedindo sugestões para que melhore seu serviço.
Além disso, esteja sempre atento para oferecer promoções e oportunidades baseando-se no cadastro de clientes descrito anteriormente.
Com toda a situação provocada pelo coronavírus, as pessoas estão muito mais atentas à higiene. É fácil deduzir que um legado que será deixado pela pandemia é o aumento das exigências do publico consumidor.
Por isso, tenha sempre cuidado com a higienização pessoal dos seus colaboradores, bem como do produto final que esta sendo entregue e, se possível, mostre aos seus clientes que este é um padrão da sua marca.
O mundo sempre esteve em constante transformação, hoje vivemos essas mudanças de forma acelerada pela pandemia. É certo que já não seremos como antes, viveremos o que está sendo chamado de o “novo normal” e adaptar-se a ele é importantíssimo.
Espero que tenha gostado do conteúdo e que este tenha servido para facilitar o processo de transição da sua empresa para o modelo de delivery.
Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco! Também temos outros conteúdos aqui no site que podem te auxiliar a chegar onde deseja com seu negócio!