Desenvolvi esse blog com o intuito de ajudar as empresas que estão passando por dificuldades nesse momento de crise mundial, esse conteúdo em questão abordará algumas práticas que podem ser adotadas por empresas de qualquer segmento e porte para amenizar os danos durante e pós-pandemia.
Em geral, vamos retratar sobre 4 Iniciativas que devem ser tomadas pela sua empresa para aumentar o caixa da sua empresa!
Antes mesmo de serem passadas as sugestões que foram desenvolvidas, acredito que seja legal que haja uma revisão do que é o fluxo de caixa.
Fluxo de caixa segundo o site do SEBRAE é uma ferramenta que tem como principal objetivo apurar e projetar o saldo disponível da empresa.
Com essa ferramenta, o gestor terá, de maneira simples, as entradas e saídas que já foram registradas em seu empreendimento, assim como as futuras entradas e saídas que já estão agendadas e previstas (Como por exemplo um pagamento em parcelas).
Dessa maneira, o gestor da companhia pode de maneira simples projetar e entender as entradas e saídas do seu negócio para pensar em investimentos contenção de gastos e planejar o futuro financeiro da empresa.
Caso sua empresa ainda não possua um fluxo de caixa, a Produtiva Júnior disponibiliza um modelo gratuito e muito simples de ser utilizado aqui no site.
Agora que já entendemos para que serve uma planilha de fluxo de caixa e todos já temos esse material em mãos, podemos começar com as dicas para a melhor utilização desse caixa para sua empresa!
Nesse período de Covid-19, entendemos que ter dinheiro em mãos para pagar e manter suas obrigações é muito importante.
Pois, isso faz com que você mantenha um bom relacionamento com seus parceiros e possivelmente não seja obrigado a fazer loucuras para pagar suas contas.
Pensando nesse viés, a primeira iniciativa que trago é o desenvolvimento de incentivos para que o seu negócio receba o pagamento do seu cliente mais cedo.
Com o objetivo de ter o dinheiro em mãos de maneira mais rápida, é interessante que as empresas comecem a oferecer descontos aos seus clientes mediante um pagamento à vista.
Essa prática em alguns casos pode não ser necessária, caso a empresa tenha dinheiro em caixa suficiente para arcar mensalmente com seus gastos.
Entretanto, existem casos que a falta de dinheiro pode acarretar em dívidas enormes que podem ser transformadas em problemas que podem acarretar até em falência.
Dessa forma, esse desconto no preço do produto deve ser utilizado como uma iniciativa emergencial que não pode ser utilizado comumente pela empresa, mas que será muito útil para evitar danos maiores no futuro.
Entendemos que esse momento é bastante complicado para os empreendedores e é importante entender que alguns negócios vão ser considerados bem-sucedidos nesse período apenas por sobreviver.
Algo importante que deve ser sempre pensado pelas empresas é que a pandemia não está influenciando apenas o seu negócio.
Dessa maneira, acreditamos que este é o momento correto para ser fiel e prestativo com os seus principais clientes!
Todos sabemos que relacionamentos criados em momentos difíceis, ajudam a fortalecer laços entre as duas partes.
Diante disso, entendemos que os seus clientes e parceiros os quais são importantes para o desenvolvimento de sua empresa devem ser prioridade no relacionamento nesse período.
Assim, indico que vocês donos de empresa sejam proativos no contato com seus principais consumidores, com o objetivo de entender e tentar ajudá-los nesse momento complicado.
Caso seja possível conseguir vender para esses parceiros, lembre-se de flexibilizar ao máximo os valores e o nível de serviço, tratando os mesmos como prioridade e preocupação.
Algumas empresas estão oferecendo serviços extras para seus clientes fiéis, serviços esses que em muitos casos não significam gastos a mais para sua empresa, mas demonstram um carinho especial para seus consumidores.
Aliado a isso, flexibilizar seus produtos/serviços para horários mais agradáveis e tomando as precauções necessárias para evitar a propagação do vírus também são iniciativas que podem ser tomadas pelas instituições (como o exemplo de restaurantes entregando em horários diferentes e mandando pacotinhos de álcool em gel para seus clientes).
Como todos vocês já sabem, existem gastos que eram comuns para várias empresas no período antes da pandemia, mas que agora podem ser evitados com o objetivo de economizar e utilizar o dinheiro apenas para situações essenciais.
Diante disso, tenho como objetivo direcionar para você os gastos que devem ser evitados ou cortados pela sua empresa.
Com relação a recursos humanos, o ideal é cortar todos os gastos com hora extra da sua empresa, caso possível dê férias provisórias para aproveitar esse período de baixa do mercado.
Também, caso existam cargos que estão sendo subutilizados neste momento, busque conversar e flexibilizar pagamentos (se possível) e direcionar os esforços deste membro para processos que sejam úteis para sobrevivência.
Quando nos referimos de contratos, é importante entrar em contato com os fornecedores para entender como podem ser negociados os pagamentos.
Existem casos que a condição de pagamento não pode ser alterada, mas descontos temporários podem ser fornecidos e prazos alterados.
O ideal é suspender contratos que tenham baixo impacto na atividade fim da sua empresa!
Ou seja, operações que sejam relacionadas a investimentos que não alterem a atividade fim do seu negócio devem ser evitadas ao máximo, fazendo assim com que o caixa seja menos prejudicado e possa ser utilizado para o que realmente é essencial para o seu empreendimento.
Diante do que se observa, entendemos que situações complexas podem acontecer de repente e é importante valorizar a opinião de membros que são importantes para sua empresa.
Diante disso, acredito que é interessante a implementação de um comitê de crise dentro da sua empresa.
Esse comitê teria como principal objetivo a discussão de situações que estão ocorrendo dentro da empresa. Já que estamos em um período repleto de contextos instáveis e variáveis, a discussão e o pertencimento de um time podem ajudar sua empresa a tomar decisões mais assertivas.
No geral, tópicos que devem ser discutidos entre esse comitê seriam:
É importante ter uma equipe muito sintonizada e pessoas de muita confiança nesse grupo e em toda a empresa. Diante disso, recomendo que após a criação desse conjunto de pessoas, passe esse material para eles refletirem sobre o que pode mudar dentro desse negócio.
Por fim, entendemos que para sobreviver a esta crise é necessário a criatividade dos gestores e membros do empreendimento.
Todos os negócios do Brasil estão lutando para conseguir se manter firmes durante esse período e a Produtiva Júnior está junto deles buscando inovações e ideias criativas para ajudar.
É válido ressaltar que algumas ideias expostas acima podem não se aplicar ao seu modelo de negócio em específico, então é importante uma avaliação do gestor, para entender se essas ideias são aplicáveis ou não.
Espero que possa ter ajudado seu negócio e em nome da Produtiva agradeço pela visita à nossa página!
Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco, será um prazer ajudar você a impulsionar o seu negócio.